As dez melhores práticas em gestão local patrocinadas pela Caixa Econômica Federal (CEF) estão expostas desde esta segunda-feira (25/08) no hall do Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC). A exposição itinerante é uma das conseqüências da 5ª edição do Programa Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, lançado em 1999, inspirado no Best Practices and Local Leadership Programme (BLP), da ONU Habitat.
A cada dois anos a CEF premia as melhores práticas nas áreas de desenvolvimento urbano, inclusão social. Entre as dez práticas está o Programa Energia Limpa, de Florianópolis, que atinge 1,3 mil pessoas
O objetivo do programa é reconhecer e replicar os projetos para outras realidades. A exposição facilita a divulgação dessas ações que promovem o desenvolvimento sustentável das comunidades e dos municípios. As dez melhores práticas de cada edição são inscritas pela CEF no Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo Habitat. “A Caixa reconhece as práticas por intermédio de uma premiação no valor de R$ 25 mil, na divulgação das ações, material explicativo e seminários, além da exposição”, explicou a Técnica Social da CEF em Florianópolis, Juliana Sardá.
O programa acontece a cada dois anos. Para que os projetos sejam selecionados é necessário que haja uma parceria entre instituições, empresas ou administração pública e a CEF, com o intuito de promover a qualidade de vida, o desenvolvimento sustentável e fortalecer as comunidades envolvidas, bem como a replicação destas práticas. Somente na edição 2007/2008, 953 projetos foram selecionados.
Programa Energia Limpa
O Programa Energia Limpa, é uma das dez melhores práticas. Ele foi implementado no Morro do Mocotó em Florianópolis. Consiste na instalação de coletores solares feitos com garrafas PET e caixas de leite longa vida. Um transforma a luz do sol em energia e o outro climatiza o ambiente.
Uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a CEF e o Ministério das Cidades financiou o projeto desenvolvido por José Alcino Alano, de Tubarão, que está disponível para fins sociais.
(Por Denise Arruda Bortolon, AL-SC, 25/08/2008)