A Assembléia Legislativa de Santa Catarina (AL-SC) comemora nesta terça, quarta e quinta-feira (26, 27 e 28/08) o primeiro ano de implantação do programa Consciência Limpa, criado para despertar a preocupação ambiental e estimular servidores, assessores, parlamentares e visitantes do Poder Legislativo a adotar práticas de separação seletiva do lixo.
O programa conquistou o Prêmio Fritz Müller – categoria Resíduos Urbanos -, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) a empresas e entidades sediadas no estado que se destacam no controle da poluição gerada em seus processos de trabalho.
Estarão expostos no hall da Casa Legislativa banners e cartazes que revelam os resultados do programa e também serão distribuídas sacolas de lixo para carros. O Consciência Limpa promove, no Palácio Barriga Verde, o cuidado com a redução dos resíduos produzidos, e também permite disponibilizar o lixo de forma adequada para sua reciclagem e reutilização.
“São os três Rs da consciência ambiental: reduzir, reciclar e reutilizar, um convite à contribuição de todos para a preservação do Planeta”, afirma Luiz Antônio Fabro, Coordenador de Recursos Materiais da Casa Legislativa, que atuou na implantação do programa. Hoje, o Consciência Limpa também conta com apoio do servidor Manoel José Fabiano, que divide com Fabro a responsabilidade pelo desenvolvimento do programa.
A reciclagem de lixo na Assembléia é determinada pela Resolução 08, proposta pelo ex-deputado Celestino Secco, e aprovada em Plenário em 2006. Já o programa Consciência Limpa, que mobilizou os servidores através de treinamentos e estabeleceu metas para sensibilizar servidores a separar o lixo, foi lançado oficialmente em 05 de junho de 2007, Dia Mundial do Meio Ambiente.
(Ascom AL-SC, 25/08/2008)