Além de uma audiência em Ipatinga, as comissões da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (AL-MG) têm outras três reuniões com convidados na semana de 25 a 29 de agosto. No Vale do Aço, os parlamentares vão debater os impactos ambientais causados pela construção de uma rede de transmissão de energia elétrica da empresa Interligação Elétrica de Minas Gerais (Iemg), localizada em área de proteção ambiental (APA) da zona rural de Ipatinga.
Às 9 horas de terça-feira (26/08), os deputados visitam o canteiro de obras da rede de transmissão; e, às 10h30, será realizada uma audiência pública na Câmara Municipal de Ipatinga (Avenida Maria Jorge Selim de Sales, 100).
Tanto a visita técnica quanto a audiência pública foram solicitadas pela deputada Cecília Ferramenta (PT). A rede está sendo construída na APA Ipanema, localizada no distrito de Tribuna. Segundo a Associação de Mineira de Proteção ao Meio Ambiente (Amda), a comunidade local apresentou denúncia de que a Iemg teria iniciado a construção da linha de energia desmatando remanescentes de Mata Atlântica, em discordância com acordo firmado com o conselho gestor da unidade de conservação.
De acordo com proprietários rurais, a transmissão deveria passar em paralelo à rede já existente, entretanto a construção estaria sendo realizada a 1,2 km do combinado, resultando em desmatamento de área remanescente da Mata Atlântica. No entanto, ainda segundo a Amda, a Fundação Relictos de Ipatinga, que atua na proteção do Parque Estadual do Rio Doce, teria afirmado que as obras estão sendo realizadas em acordo com o que foi licenciado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
(Ascom AL-MG, 22/08/2008)