Governo quer aprimorar a política estadual de tratamento de resíduos urbanos e industriais
Além do acordo para a revitalização do sistema hidroportuário do Estado e de acertar a vinda de investidores da Holanda ao Estado, prevista para março de 2009, a missão governamental liderada pela governadora Yeda Crusius ao país buscou subsídios para o enfrentamento de questões ambientais. O governo do Estado quer aprimorar a política estadual de tratamento de resíduos urbanos e industriais (líquidos e sólidos), bem como recuperar águas poluídas, sobretudo as bacias dos rios do Sinos e Gravataí.
"Tratamos o meio ambiente como uma questão importantíssima e a destinação dos resíduos como algo que faz parte de qualquer projeto de desenvolvimento. A grande questão hoje é saber o que fazer com o lixo gerado pelo nosso crescimento", afirmou a governadora, nesta sexta-feira (22), durante balanço da viagem realizada nos últimos quatro dias, que incluiu as cidades de Amsterdã, Haia, Delft e Rotterdã.
Os holandeses irão fornecer ao Estado um modelo de atuação para o enfrentamento de uma demanda represada de licenciamentos ambientais nessa região. "Eles irão nos ajudar a compatibilizar a natureza das atividades sem prejudicarmos a qualidade das águas", disse o secretário. "Por não termos a dimensão das conseqüências do impacto ambiental, agimos até agora movidos pela cautela, impedindo os licenciamentos", destacou o secretário do Meio Ambiente, Otaviano Brenner de Moraes.
Conforme o secretário, a parceria será formalizadas em cerca de duas semanas. O processo se iniciou na última quarta-feira (20), em Amsterdã, junto à entidade público-privada Netherlandas Wather Plataform. A presidente da Fepam, Ana Pellini, que também acompanhou a missão, já está recolhendo os dados que semanalmente são extraídos pelo órgão para endereça-los à entidade. "Nossa expectativa é de que em seis semanas possamos ter uma cenário mais animados para as bacias dos rios do Sinos e Gravataí", destacou o secretário. "Trata-se de uma questão emergencial e pontual", acrescentou.
(Jornal NH, 23/08/2008)