O Ministério do Meio Ambiente (MMA) disponibilizará técnicos para participar das discussões finais do Projeto Água - Educação para a Vida, da Câmara, e definir as ações que serão implementadas nos próximos seis anos em todo o País. Uma das ações previstas é o mapeamento completo das bacias hidrográficas brasileiras, trabalho que será realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA).
A decisão foi tomada na quinta-feira (21/08) em reunião entre o ministro Carlos Minc e o 1º vice-presidente da Câmara e idealizador do projeto, deputado Narcio Rodrigues (PSDB-MG).
O Projeto Água integra a Agenda Verde da Câmara e será lançado em outubro pelo presidente da Casa, Arlindo Chinaglia. O projeto tem caráter nacional e se desdobrará em inúmeras atividades de educação ambiental. Na opinião de Carlos Minc, a proposta está afinada com a política ambiental que o País precisa implementar, o que justifica o apoio do ministério.
O projeto contará com a parceria de órgãos do governo federal, como a ANA e Embrapa, e de organizações internacionais, como a Unesco.
Fundo Amazônico
Na audiência com Narcio Rodrigues, Carlos Minc também pediu a aprovação da Medida Provisória 438/08, que beneficia o Fundo Amazônia, criado recentemente por decreto. O ministro lembrou que o fundo deverá receber investimentos internacionais para o desenvolvimento de projetos de combate ao desmatamento na floresta amazônica. Narcio Rodrigues se comprometeu a articular a aprovação da MP, possivelmente na sessão que ocorrerá em 3 de setembro.
A perspectiva é que o Fundo obtenha doações superiores a 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 1,6 bilhão). A Noruega já anunciou que doará 100 milhões de dólares (R$ 160 milhões) para o fundo.
(Agência Câmara, 22/08/2008)