Os animais do Le Cirque retornaram neste domingo (24/08) para o Zoológico de Brasília. Foram necessárias quatro carretas para transportar duas girafas, duas lhamas, 10 pôneis, uma zebra, um hiopopótamo, um elefante e dois camelos.
Os animais serão alojados em áreas restritas à visitação do público, até que o destino deles seja determinado pela Justiça.
Os animais estavam em Campo Grande e o retorno foi determinado pelo juiz da 1ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul, Renato Toniasso. O transporte dos animais ficou sob responsabilidade dos donos do Le Cirque, mas o comboio foi acompanhado pela Polícia Rodoviária Federal e o Ibama.
Os animais do Le Cirque foram localizados na terça-feira (19/08), com ajuda da Polícia Rodoviária Federal no Mato Grosso do Sul. Cinco elefantes e um rinoceronte foram encontrados na BR-163, a 150 quilômetros de Campo Grande. Os outros animais foram achados em uma propriedade rural no município de Nova Alvorada do Sul, a 110 quilômetros da capital do estado.
Depois que o Tribunal Regional Federal da 1ª Região cassou, no dia 15, as liminares da 9ª Vara da Justiça Federal no Distrito Federal, que atendia pedidos do Le Cirque e suspendia as penalidades pelo Ibama de embargo e de apreensão dos animais por maus tratos, o circo saiu da cidade antes que o Ibama pudesse apreender os animais.
(
Correio Braziliense, 24/08/2008)