Com novas quadras, local deve receber eventos esportivos aos domingos a partir do próximo fim de semana
A orla do Guaíba começa a ganhar uma nova cara. Quem aproveitou o fim de semana de sol para caminhar, correr ou matear entre a Usina do Gasômetro e o Anfiteatro Pôr-do-Sol pôde ver o ritmo acelerado de operários trabalhando para concluir três quadras esportivas às margens de um dos cartões postais de Porto Alegre.
– Vai ser bom jogar vôlei tendo como cenário o Guaíba, né? – comenta a universitária Juliana Martini, 23 anos.
A primeira etapa das obras no trecho deve ser concluída até o início de setembro. As modificações fazem parte do convênio entre a prefeitura e as empresas Pepsi e Sinergy, que adotaram a área por 22 meses com o compromisso de recuperá-la e fazer a manutenção. Em troca, poderão colocar anúncios e promover eventos.
A previsão é de que as quadras estejam prontas na próxima semana. O pavimento e as telas de proteção já estão prontos. Duas delas terão piso para a prática de vôlei, futsal e basquete. A outra será usada por praticantes do vôlei de praia. Um vigilante foi contratado para evitar furtos e depredações. Também está em fase de conclusão uma estrada secundária que permitirá o acesso de carros às quadras. Uma escadaria foi construída para possibilitar a chegada dos pedestres.
Considerado um dos pontos mais bonitos da Capital, o local também ganhará nova iluminação, novos bancos e uma reforma nos banheiros, além da recuperação dos mirantes às margens do Guaíba. Até borrificadores de água serão instalados para refresco das pessoas que fazem exercícios na região.
– Pretendíamos estar com as obras mais adiantadas, mas o tempo prejudicou o andamento dos trabalhos. De qualquer forma, em breve os moradores da cidade terão um espaço revitalizado – disse Walter Koch, consultor ambiental do projeto.
O supervisor de Praças e Parques da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Luiz Alberto Carvalho, lembrou que a recuperação será mais abrangente. As demais etapas do projeto prevêem melhorias até a Avenida Guaíba, inclusive com novo paisagismo em toda a orla.
– Além da recuperação, temos garantia que o local será preservado porque terá vigilância – observou Carvalho.
A intenção das empresas que adotaram a orla é promover eventos todos os domingos no local a partir do próximo domingo.
(Zero Hora, 25/08/2008)