A primeira cartilha de educação ambiental em braile do país será lançada em Porto Alegre hoje (25/08) pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). A solenidade acontece às 9h30, no Parque Mascarenhas de Moraes (Rua Aloísio Filho, 570, Bairro Humaitá), e contará com uma trilha orientada para deficientes visuais, com atividades de sensibilização para estimular a percepção do ambiente, sob coordenação da Equipe de Educação Ambiental da Smam (Ceia).
A cartilha intitulada "Naturecos" foi idealizada para ser utilizada em sala de aula e traz informações sobre a importância da preservação do ambiente, abordando flora, fauna, água, ar, resíduos, coleta seletiva, espécies em extinção, arborização urbana, efeito estufa, saúde ambiental e animais domésticos. A iniciativa tem patrocínio da Construtora e Incorporadora Rossi, que também é adotante do parque.
Com linguagem acessível, a cartilha em braile reproduz a publicação lançada em junho de 2007 e inclui os deficientes visuais nas atividades de educação ambiental. "Esse trabalho, apoiado no uso da cartilha em braile, deverá se constituir no carro-chefe do programa de educação ambiental para o segundo semestre, atingindo escolas municipais, estaduais e da rede privada", analisa a coordenadora de Educação Ambiental da Smam, bióloga Jaqueline Maciel.
A transcrição e a impressão da cartilha em braile foram realizadas pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, e a tiragem inicial será de mil exemplares. O trabalho teve consultoria técnica do presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e professor de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Smed), Adilson Corlasolli.
(Por Adriane Bertoglio Rodrigues, EcoAgência, 22/08/2008)