A Embrapa Amazônia Oriental é uma das parceiras no Programa de Neutralização dos Efeitos do Carbono que o Departamento da Polícia Federal lança nesta sexta-feira em quatro estados simultaneamente.
No Pará, a PF decidiu plantar mil árvores para compensar a emissão de gás carbônico pela qual, segundo cálculos feitos pelo órgão, foi responsável em 2008.
O Programa permite a neutralização da emissão de gás carbônico (CO2) por meio do plantio de árvores, as quais absorvem naturalmente o CO2. A unidade sediada em Belém da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, forneceu as mil mudas a serem plantadas nesta última quarta-feira.
As mudas, de 15 espécies representativas da floresta amazônica, foram selecionadas no Laboratório de Sementes Florestais da instituição.
Quinhentas mudas se destinam ao planetário de Belém e outras 500 à Escola Estadual Agroindustrial Juscelino Kubitschek, localizada no município de Marituba. Os alunos farão o plantio nos dois locais, com o apoio técnico da Embrapa - que também se responsabilizará pelo acompanhamento pós-plantio.
Durante o evento de lançamento (dia 22, 9h, no Hangar, Belém), além do plantio simbólico de mudas, haverá palestra sobre emissão de gases de efeito estufa e a exibição de um filme realizado especialmente para demonstrar a transformação das duas áreas de plantio – antes e depois do mesmo.
(
JB Online, 21/08/2008)