O Consórcio ZEE Brasil definirá, na próxima reunião da sua Comissão Coordenadora, dia 16 de setembro, o Plano de Trabalho e o marco jurídico-normativo do Macrozoneamento Ecológico-Econômico da Amazônia, que deve estar concluído e aprovado até o final de 2009. Primeiro zoneamento regional do País, os representantes dos 14 ministérios que integram a Comissão e dos governos dos estados envolvidos discutirão como torná-lo efetivo do ponto de vista legal. A tendência é que seja elaborado projeto de lei para ser submetido ao Congresso.
A Comissão também convidará técnicos dos estados do Pará e de Roraima para apresentarem, respectivamente, os ZEEs da BR-163 e do estado, que estão prontos para ser submetidos às assembléias legislativas e virar leis estaduais.
O zoneamento paraense também será o primeiro no conceito de zoneamento regional estadual, autorizado em decreto assinado pelo presidente Lula no ano passado para facilitar os estudos de uso e ocupação do solo especialmente em estados de grandes dimensões territoriais e especificidades regionais. A aprovação pelo Legislativo permitirá a sua incorporação definitiva ao Plano de Desenvolvimento Sustentável da BR-163.
Ainda em setembro, a Comissão Coordenadora conhecerá também as propostas de ZEE do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. A primeira já tramita na Assembléia Legislativa estadual e a segunda está sendo finalizada pelo Executivo. Só dois estados amazônicos, Rondônia e Acre, já aprovaram seus ZEEs.
(
MMA, 22/08/2008)