Corsan garante que nível é bom
O baixo nível da água do Lago Dourado, justamente em um período chuvoso, foi discutido na última sessão da Câmara de Vereadores. O assunto foi levantado pelo vereador Hildo Ney Caspary (PP), presidente do Legislativo de Santa Cruz do Sul.
Ele disse na reunião que a Corsan tem no lago sua principal fonte para abastecer a cidade e precisa verificar o que está acontecendo. Na sua avaliação, o problema está junto ao ponto de captação, na localidade de Rio Pardinho. Com as chuvas, muitos galhos são carregados pelo Pardinho e acabam entupindo a tubulação por onde entra a água que abastece o lago.
Para ele, é necessário que a companhia faça limpezas permanentes no local. Explicou que isso garante a renovação da água e mantém a reservagem.
O gerente da Corsan, Juvêncio Machado Pinheiro, frisou que está prevista uma limpeza no ponto de captação. Segundo ele, é comum o acúmulo de galhos no local. Garantiu, no entanto, que isso tem um reflexo muito pequeno sobre a reservagem do lago. “Mesmo que a vazão reduza um pouco, não há riscos para o reservatório, que tem muita água.”
Machado, que assumiu a gerência há menos de dois meses, comentou que continuam os trabalhos de melhoramentos na rede. Na semana passada, disse que foram eliminados dois vazamentos que prejudicavam o abastecimento nos altos do Bairro Margarida. Com isso, o reservatório voltou a sua capacidade plena, garantindo tranqüilidade aos moradores.
(Por José Augusto Borowsky, Gazeta do Sul, 22/08/2008)