A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, inaugurou, em 20.08, mais duas estações automáticas de monitoramento da qualidade do ar, nos municípios de Araraquara e Ribeirão Preto.
As novas estações medirão as concentrações de ozônio, óxidos de nitrogênio e partículas inaláveis, além de direção e velocidades dos ventos, temperatura e umidade relativa do ar. Com a entrada em operação dessas duas unidades, a agência ambiental paulista passa a contar com uma rede automática de 35 estações de monitoramento no Estado, sendo 21 na Região Metropolitana de São Paulo, três em Cubatão e 11 no interior do Estado.
Para o presidente da CETESB, Fernando Rei, “a companhia vem cumprindo a meta estabelecida no início da atual gestão, de ampliação da rede em 30% e, até o final de 2008, serão entregues mais quatro unidades, nos municípios de Araçatuba, Jundiaí, Jaú e Piracicaba.“ Nos últimos dois meses, entraram em operação as estações de Bauru, Marília, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e, nesta semana, Araraquara e Ribeirão Preto.
As estações avaliam continuamente a concentração dos poluentes e informam a qualidade do ar em tempo real pela internet, através do site www.cetesb.sp.gov.br. A estação de Araraquara está localizada no Centro Interescolar de Educação Física e Esportes, situado à Avenida Ângelo Hortence, 1.990, e a de Ribeirão Preto, foi montada na Escola Estadual Edgardo Cajado, à Rua General Câmara, 157, Subsetor Oeste.
Além do presidente da empresa, as inaugurações contaram com a presença do novo diretor de Controle da Poluição Ambiental, Marcelo Minelli, do prefeito de Araraquara, Edson Silva e do secretário de meio ambiente da cidade de Ribeirão Preto, Genésio Abadio de Paula e Silva.
(Por Renato Alonso,
Ascom Cetesb, 21/08/2008)