A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) iniciará nesta sexta-feira (22/08), a partir das 9h, o projeto de levantamento e monitoramento de tartarugas, no Parque Moinhos de Vento. O trabalho conta com a parceria do Projeto Chelonia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e tem como objetivo o levantamento das tartarugas dos parques de Porto Alegre.
Segundo a coordenadora da Equipe de Fauna Silvestre da Smam, Soraya Ribeiro, os lagos de parques são locais de grande ocorrência de tartarugas. Inicialmente, seu povoamento deu-se através de introduções voluntárias, para enriquecimento destes espaços. Com o passar dos anos, esses locais tornaram-se também pontos de abandono de tartarugas que são adquiridas ainda pequenas que, depois de crescidas, tornam-se um problema para seus proprietários. Entre os animais abandonados estão as espécies exóticas como a tartaruga americana Trachemys scrypta, que compete com as espécies nativas em cursos d'água natural podendo causar desequilíbrios ambientais.
Observação - De acordo com a técnica, deve-se observar também a época de desova, quando os animais abandonam os lagos para desovarem em locais de terra seca. Muitos suários destes parques, por não entenderem o processo, levam as tartarugas de volta ao lago, achando que estão perdidas, ou com receio de serem atropeladas.
O trabalho tem como objetivo o levantamento das tartarugas dos parques de Porto Alegre, sendo o Moinhos de Vento o primeiro. Serão feitas identificações quanto as espécies presentes, quantidade, dados de biometria, serão identificadas os principais locais de postura de ovos e suas rotas para um trabalho posterior de educação ambiental e manejo das espécies.
(Prefeitura de Porto Alegre, 21/08/2008)