A diretoria do Grupo Impsa Brasil comunicou ontem ao governador Luiz Henrique, em Joinville, que no dia 22 de setembro iniciará a construção de um parque de geração de energia eólica no município de Bom Jardim da Serra.
Esta primeira etapa (quatro parques eólicos), somada a uma segunda etapa (outras seis usinas) a ser implantada em Água Doce, no Oeste de SC, vão significar investimentos de R$ 1,2 bilhão do grupo.
As obras na Serra receberão investimentos de R$ 490 milhões e o restante será direcionado ao Oeste. A previsão da companhia é de que as usinas entrem em funcionamento até o final de 2009.
- Este é mais um empreendimento que irá gerar emprego e renda para a região do Oeste e Planalto Serrano. O Governo do Estado irá apoiá-los oferecendo toda a infra-estrutura necessária e, ainda, a distribuição de energia será feita através das linhas de transmissão da Celesc - afirmou Luiz Henrique.
O Grupo Impsa, fundado há mais de 100 anos na cidade argentina de Mendoza, é hoje um dos maiores produtores de energia alternativa do Brasil. Tem parques eólicos no Ceará, que gera 100 megawatts de energia.
Com a implantação do parque de geração de energia em Santa Catarina, o Estado ultrapassará o Ceará, contando com a geração de 218 megawatts (93 megawatts em Bom Jardim da Serra e 125 megawatts em Água Doce).
(
Diário Catarinense, 21/08/2008)