O Mato Grosso comemorou nesta quarta-feira (20/08) o “Dia de Limpeza e Preservação do Rio Cuiabá”. A Lei 8.558 criando a data é de autoria do presidente da Assembléia Legislativa (AL-MT), deputado Sérgio Ricardo (PR). A norma foi sancionada pelo governador Blairo Maggi (PR) em 2006.
A data consta no calendário oficial do Estado. A responsabilidade para a programação e à realização dos eventos voltados à preservação e à conservação do rio Cuiabá é das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente.
Sérgio Ricardo há vários anos vêm realizando ações em defesa da preservação do rio Cuiabá. Um exemplo é o evento, por ele coordenado, que foi denominado “Abraço ao Rio Cuiabá”, que já teve quatro edições.
“Não há outro meio de contermos o avanço da destruição ambiental, senão por meio de um rigoroso processo educativo que incuta, de forma clara, na consciência de cada um o quanto é fundamental o esforço preservacionista”, acrescenta o parlamentar.
O dia escolhido para o desencadeamento das ações de limpeza e movimentos de conscientização, 20 de agosto, segundo Sérgio Ricardo, é justificado porque antecede o início da estação das chuvas.
Em 2005, por exemplo, o deputado Sérgio Ricardo preocupado com a preservação da Bacia Hidrográfica, o qual o Rio Cuiabá faz parte, realizou o primeiro “Abraço ao Rio Cuiabá – Um grito de Alerta – em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho. O primeiro abraço simbólico reuniu mais de mil pessoas.
O evento é realizado sobre a Ponte Júlio Muller – no bairro do Porto, em Cuiabá. A ponte com pouco mais de 200 metros de extensão liga a Capital mato-grossense ao município de Várzea Grande. O segundo evento reuniu, pelo menos, cinco mil pessoas e contou com a parceria de 75 entidades públicas e privadas.
No terceiro abraço, o número de participantes dobrou. Segundo estimativas da coordenação do evento, o ato simbólico sensibilizou mais de dez mil pessoas. Já a quarta edição, realizada este ano, reuniu cerca de 12 mil pessoas. No total participaram do abraço 130 instituições.
De acordo com o deputado Sérgio Ricardo, a ação já é considerada a maior de Mato Grosso e está entre os grandes eventos nacionais. E não pára por aí, o parlamentar também está formatando a realização do ´Abrace a Amazônia´, que vai reunir representantes de vários municípios, em Alta Floresta, no segundo semestre deste ano.
Segundo a ECOPLAN, a bacia hidrográfica do Rio Cuiabá é composta por 32 municípios, dos quais 28 pertencem a Mato Grosso, e quatro a Mato Grosso do Sul.
Abaixo os municípios que fazem parte dessa bacia: Alto Araguaia; Acorizal; Alto Garças; Barão de Melgaço; Campo Verde; Chapada dos Guimarães; Cuiabá; Diamantino; Dom Aquino; Guiratinga; Itiquira; Jaciara; Jangada; Juscimeira; Nobres; Nossa Senhora do Livramento; Nova Brasilândia; Pedra Preta; Planalto da Serra; Poconé; Porto Estrela; Poxoréu; Rondonópolis; Rosário Oeste; Santo Antônio do Leverger; São José do Povo; São Pedro da Cipa; e Várzea Grande. Coxim (MS); Corumbá (MS); Sonora (MS) e Pedro Gomes (MS).
(Por Elzis Carvalho, Secretaria de Comunicação AL-MT, 20/08/2008)