Os possíveis maus-tratos a animais usados nas provas campeiras serão monitorados com mais rigor durante esta Semana Farroupilha. Reforçando as regras do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a 25ª Região Tradicionalista (25ª RT) assinou um termo de ajustamento de conduta no Ministério Público (MP), comprometendo-se a fiscalizar e pagar multa se houver abusos.
De acordo com o documento, não será permitido o uso de objetos como esporas travadas ou pontiagudas, que ferem os animais. Além de detalhar objetos de trabalho permitidos, como chocalhos para tocar o gado, o termo obriga a organização do rodeio a disponibilizar veterinários presentes durante as provas e de plantão 24 horas. A normativa será fiscalizada pela 25ª RT e pelo MP.
- Só foi colocado no papel o que já estamos fazendo. O cuidado e o carinho com os bichos têm tudo a ver com o tradicionalismo de verdade - afirmou o coordenador da 25ª RT, Jó Arce.
Em obras, o Parque de Rodeios deve ficar pronto no dia 31 e ser inaugurado em 12 de setembro, primeiro dia de provas campeiras.
(Pioneiro, 21/08/2008)