Um projeto de autoria dos deputados Sérgio Ricardo (PR) e José Domingos (DEM) alerta o governo estadual para a criação de campanhas permanentes de revitalização de rios e lagos em Mato Grosso.
A proposta prevê a participação de pessoas jurídicas, físicas e públicas, em ações que ajudem na recuperação dos recursos hídricos no estado. No projeto os dois deputados propõem que a iniciativa privada participe por meio da doação de recursos financeiros, equipamentos, mão-de-obra e outras formas estabelecidas em regulamento e de acordo com a legislação em vigor.
A forma de participação das empresas privadas e dos órgãos da Administração Pública será estabelecida por decreto do Executivo.
“É uma forma de alertar a todos sobre a necessidade de preservação dos nossos recursos hídricos”, disse Sérgio, que ao longo dos últimos oito anos tem legislado em defesa do Meio Ambiente, tendo como principal mote, os rios de Cuiabá e interior do Estado.
“Não podemos achar que o que já foi feito garante a preservação do nosso Meio Ambiente. Vamos nos empenhar para aprovar mais esse mecanismo de defesa da natureza”, afirmou Sérgio.
José Domingos acredita que a aprovação do projeto reforce o processo de conscientização das autoridades e a população mato-grossense. Segundo ele, a iniciativa ajuda a manter as riquezas naturais para futuras gerações que vão ter um meio ambiente equilibrado.
“A proposta tem por objetivo promover de forma permanente a conscientização dos nossos mananciais”, disse Domingos.
(Por Sid Carneiro, AL-MT, 20/08/2008)