Em pronunciamento nesta quarta-feira (20/08), o senador Jefferson Praia (PDT-AM) apresentou sugestões que poderão contribuir para o desenvolvimento da Amazônia e o aproveitamento do potencial econômico da região, com a colaboração entre os três níveis de governo e a sociedade local.
As sugestões, explicou o senador, foram elaboradas a partir de observações feitas em viagem no último dia 19 a São Gabriel da Cachoeira (AM), em companhia do titular da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, ministro Mangabeira Unger. Localizada a 1.064 quilômetros de Manaus, em viagem de rio, a cidade faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela, sendo considerada o terceiro maior município brasileiro em superfície (109.180 km²), com cerca de 90% de sua população de origem indígena (9% dos índios brasileiros).
Como providência inicial, disse Jefferson Praia, é preciso direcionar e priorizar, "com firmeza", o programa de compras governamentais, em especial dos ingredientes da merenda escolar, para a valorização e o aproveitamento dos frutos da agricultura local.
- Essa providência simples incrementará a geração de oportunidades de trabalho e renda, acelerando a circulação de dinheiro e diversificando suas fontes, para além dos salários do funcionalismo municipal e das aposentadorias distribuídas pelo governo - assinalou.
Jefferson Praia disse ainda ser possível superar os atuais baixos índices de qualificação educacional e profissional, de emprego de jovens e adultos e de distribuição de renda com a adoção de "inovadora parceria" entre o Exército e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em programa denominado pelo senador como "Soldado Empreendedor da Amazônia".
De acordo com a proposta, durante o período do serviço militar, os recrutas seriam encaminhados, segundo suas aptidões, para programas de treinamento em empreendedorismo (técnicas de organização, finanças e vendas), artesanato, agricultura sustentável, piscicultura e serviços de ecoturismo.
- Isso garantirá não apenas o seu digno sustento, graças ao aprendizado de uma profissão depois de servirem à pátria, mas também lhes permitirá atuar, no seio de suas comunidades indígenas de origem, como extensionistas rurais ou multiplicadores de competência, levando o que aprenderam no programa para o fortalecimento socioeconômico de suas famílias e aldeias - explicou.
Por último, Jefferson Praia sugeriu que o zoneamento econômico e ecológico de São Gabriel da Cachoeira deve ser "rapidamente concluído" para que, de posse de informações e conhecimentos científicos, a população local possa transformar recursos naturais em riquezas e zelar pelo meio ambiente da região.
(Por Paulo Sérgio Vasco, Agência Senado, 20/08/2008)