Consórcio deve assinar em novembro convênio de cooperação com a Holanda.
O consórcio Pró-Sinos deve assinar até o final de novembro um convênio de cooperação com técnicos do governo da Holanda para ações de despoluição e recuperação da bacia hidrográfica do Rio do Sinos. A informação foi confirmada nesta quarta-feira pelo coordenador administrativo do Pró-Sinos e chefe de gabinete da prefeitura de São Leopoldo, Olger Peres. Com o documento assinado, técnicos estrangeiros retornam ao Vale do Sinos para, em conjunto com profissionais locais, verificar a ação de fontes poluidoras e apresentar propostas para sanar os problemas, além de soluções voltadas ao uso racional da água.
Peres destacou que, com o acordo de cooperação bi-lateral assinado no início do ano entre os governos do Brasil e da Holanda, fica dispensada a licitação para contratação dos técnicos europeus. "Assim que o convênio for assinado, o que a princípio deve ocorrer até o final de novembro, começaremos este mapeamento de pontos problemáticos com prazo de execução de seis meses e, em posse destas informações, partiremos para a busca de recursos. Se tudo der certo, ações práticas podem começar no segundo semestre de 2009."
O coordenador explicou que os contatos começaram em 2007, quando uma comitiva de prefeitos e autoridades do Vale do Sinos foi até a Holanda conhecer novas tecnologias para reabilitação do rio, marcado pela morte de 85 toneladas de peixes em outubro de 2006.
(Jornal VS, 21/08/2008)