O tempo foi bastante variável ontem no Estado. Em Iraí, a temperatura chegou aos 32 graus, contrastando com os 13 graus marcados em Chuí. Em Pelotas e em Rio Grande, a chuva alagou vários pontos das cidade. Em Pelotas, os locais mais atingidos foram a zona do Porto, Navegantes, a avenida Bento Gonçalves e a rua General Osório, onde a água invadiu residências e estabelecimentos comerciais, mas escoou rapidamente. Alguns moradores próximos ao estádio do Grêmio Esportivo Brasil ficaram sem energia por uma hora em decorrência de uma descarga elétrica.
Três postes próximos à barragem Santa Bárbara caíram, o que interrompeu o abastecimento de água em sete bairros. Houve diminuição na pressão da água no Centro e Porto. Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Bretas, a maioria dos problemas é devido ao lixo, que entope os bueiros. Até as 9h de ontem, choveu 46 milímetros no município, volume que deve se intensificar ainda mais hoje.
Em Rio Grande, onde chove desde terça-feira, a água inundou pátios e invadiu algumas residências, além de alagar ruas do Centro, de bairros e da Vila da Quinta. O volume da preciptação até o início da tarde de ontem era de 82,8 milímetros. Na Escola Municipal Ana Néri, localizada no Cassino, as aulas foram suspensas à tarde porque poucos alunos apareceram. Na BR 471, no trecho que liga Rio Grande a Santa Vitória do Palmar, 80 metros de um dos sentidos da rodovia estavam cobertos de água devido ao transbordamento de um bueiro. O trânsito não chegou a ser interrompido.
(Correio do Povo, 21/08/2008)