Os habitats de espécies de aves selvagens estão mudando em razão do aquecimento global, mas não o suficiente para aliviar os efeitos das altas temperaturas. A informação é de um estudo publicado nea quarta-feira (20/08). "A flora e a fauna ao nosso redor estão mudando ao longo do tempo devido ao aquecimento global", afirmou Victor Devictor, principal autor do estudo e pesquisador no Museu Nacional Francês de História Natural.
"O resultado é uma falta de sincronismo. Se pássaros e as espécies de que eles dependem não reagem do mesmo modo, nós rumamos para uma mudança drástica na interação entre as espécies", afirmou o pesquisador. O estudo mostrou que a área geográfica de 105 espécies de pássaros na França --o que representa 99,5% do total de aves selvagens do país-- se moveu, em média, 91 km para o norte, entre 1989 e 2006.
Mas, as temperaturas médias, mudaram em uma área de 273 km ao norte durante o período --cerca de três vezes mais rápido.
O fato de alguns pássaros responderem à mudança climática já havia sido notada em algumas espécies. O que surpreendeu Devictor foi o fato de essas mudanças afetarem praticamente todos os pássaros na França, e o descompasso com a elevação das temperaturas está cada vez maior. Esses "desencontros" tendem a se intensificar durante o tempo e podem levar algumas espécies de pássaros à extinção.
(France Presse, Folha Uol, 20/08/2008)