Referência para muitos países da América do Sul como Equador, Uruguai, Argentina e Chile, o setor de base florestal brasileiro deve crescer a passos largos nos próximos anos. Essa é a expectativa dos empresários baseado em um estudo que revela a possibilidade de investimentos na ordem de US$ 20 bilhões de dólares até 2015.
A indústria de base florestal, principalmente a vinculada aos setores de papel e celulose, siderurgia e de painéis reconstituídos (aglomerado, MDF e OSB), tem buscado nos últimos anos o aumento de escala de seus negócios, conforme constatou a STCP Engenharia de Projetos em estudo realizado. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), Antônio Rubens Camilotti, o momento é favorável para os investidores, já que a procura por produtos de madeira provenientes de florestas plantadas é alta.
“Os empresários estão atentos a esse novo momento e estão planejando seus negócios a longo prazo”, afirma Camilotti. Estudos da consultoria apontam que aspectos como o crescimento dos mercados doméstico e internacional, bem como vantagens competitivas do setor de base florestal brasileiro, frente aos competidores internacionais, têm criado um ambiente altamente favorável para a expansão das florestas plantadas no Brasil. Atualmente, 80% da madeira consumida para fins industriais provém de plantações florestais.
Os investimentos no Brasil condizem com a análise do especialista em mercados internacionais de produtos florestais, o americano Bernard Fuller, presidente da Cambridge Forest Products Associates (CFPA), que estará no Brasil para falar sobre o assunto no IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas, que acontece em Curitiba (PR), em novembro. Para ele, o setor imobiliário norte-americano deve se recuperar até 2009. “Essa recuperação irá restabelecer a rentabilidade, assim várias novas produções e consumos recordes serão atingidos em 2010-11”, afirmou Fuller em artigo publicado na revista Wood Based Panel.
DebateDurante os três dias do IV Congresso Internacional de Produtos de Madeira Sólida de Florestas Plantadas – 19, 20 e 21 de novembro de 2008 – os empresários poderão debater ainda outras questões que influenciarão o destino desses investimentos no setor de base florestal.
Hannu Valtonen, representante da Accredited Associate of the Institute for Independent Business, da Finlândia, abordará questões relacionadas à redução de suprimento de madeira da Rússia e os impactos desse fato no mercado mundial. Já o diretor da Strategic Timber, dos Estados Unidos, Douglas Charles, falará aos participantes sobre os impactos globais dos fundos de investimento na expansão das plantações florestais na América Latina. Além disso, temas ligados à tecnologia, ao suprimento e à política também serão discutidos. O congresso acontece na Estação Embratel Convention Center, em Curitiba - PR.
(
Celulose Online, 20/08/2008)