Pequim respirou no mês de agosto o melhor ar em uma década na cidade e vai adotar novas medidas rígidas para garantir que a notória neblina não volte à cidade-sede dos Jogos Olímpicos, disse nesta terça-feira (19) uma autoridade ambiental da capital chinesa.
Durante os últimos 18 dias, a qualidade do ar na cidade variou entre excelente e muito boa no índice da China, disse Du Shaozhong, vice-diretor do Escritório de Proteção Ambiental de Pequim. E ele prometeu que as boas condições vão continuar depois dos Jogos Olímpicos, que se encerram no dia 24.
"Pequim será transformada", disse Du. "Vamos adotar algumas novas medidas para garantir que a qualidade do ar atingirá um novo nível depois dos Jogos Olímpicos." Du acrescentou que essas medidas serão anunciadas após a Olimpíada, depois que as autoridades ambientais concluam estudos sobre Pequim.
"Se vai ser uma redução nas emissões de automóveis, ou uma redução no pó das construções ou uma redução na poluição do carvão, acho que as exigências serão mais rigorosas", disse ele, citando três das principais causas de poluição do ar na cidade de 15 milhões de habitantes.
A baixa qualidade do ar era uma das maiores preocupações de atletas e organizadores antes dos Jogos de Pequim, e a cerimônia de abertura no dia 8 de agosto, foi realizada sob uma nuvem de calor.
Centenas de fábricas em Pequim e nos arredores foram fechadas e metade dos carros foram tirados diariamente das ruas de Pequim antes dos Jogos para melhorar a qualidade do ar. Três dias de chuva já durante a competição também ajudaram a melhorar o ar, disse Du. Ele ainda confirmou que mais chuva virá pela frente nesta quarta (20) e quinta-feira (21).
(Estadão Online, AmbienteBrasil, 20/08/2008)