O senador Tião Viana (PT-AC) parabenizou nesta terça-feira (19/08) a Polícia Federal pelo trabalho de aproximação que vem promovendo com os governos dos estados da região amazônica com vistas ao aprimoramento das políticas de segurança pública. Comandados pelo próprio diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, uma equipe da instituição tem realizado discussões com membros das administrações estaduais para conhecer melhor a realidade de cada unidade da federação localizada dentro da Amazônia.
Segundo Tião Viana, essa delegação esteve por dois dias no Acre, onde fez uma reflexão sobre políticas de segurança, combate ao narcotráfico, crime organizado, lavagem de dinheiro, questões de fronteira e o potencial da região em termos de recursos naturais e "também a questão do uso de algemas em prisões".
Para o senador, o resultado desse encontro foi muito positivo por mostrar a consideração da equipe da PF pela Amazônia em geral e o estado do Acre, em particular. O sentimento que ficou para as autoridades acreanas contrasta, conforme o parlamentar do PT, com a sensação usual de que o Brasil "não está atento a ponto de não colocar como prioritárias políticas públicas [para a região].
De acordo com Tião Viana, a PF "reconheceu" que a Amazônia é a primeira no mundo no que se refere à floresta tropical, ao manancial de água doce, a reservas minerais e ao potencial da economia madeireira, entre outros aspectos.
- Foi extraordinário perceber que a instituição passou a ter um olhar que vai além da repressão. Quero aqui apresentar um voto de reconhecimento e apreço pelo amadurecimento institucional da Polícia Federal- disse o senador, que ressaltou também "visão fantástica" de dirigentes regionais da PF, como o representante no Acre, Luiz Cravo Dória.
- É lamentável que o Itamaraty não tenha feito fórum na Amazônia para discutir soberania com governadores - cobrou Tião Viana.
(Por Nelson Oliveira, Agência Senado, 19/08/2008)