Um projeto desenvolvido pelo Grupo Cluster de Energia S/A, que prevê a construção de quatro usinas etanol em Rondonópolis, no Mato Grosso, foi apresentado na semana passada ao governador do estado Blairo Maggi. O complexo de usinas deve produzir um bilhão de litros de álcool e 500 megawatts de energia. O investimento da obra está calculado em R$ 3 bilhões.
Para alimentar o complexo, serão cultivados 180 mil hectares de cana-de-açúcar, com a previsão de colheita de 12 milhões de toneladas por safra. Segundo o grupo, serão utilizadas áreas de pastagem degradadas para o plantio. Além disso, a empresa pretende instalar uma fábrica de alimentos para bovinos e possibilitar que fornecedores criem gado confinado na região.
De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, o governo do Mato Grosso acredita que, com a chegada do grupo Cluster na região, torna-se necessário investimentos em infra-estrutura para o transporte de biocombustíveis no sul do estado. A região já abriga uma grande usina do grupo Brenco, com a produção de 3,2 bilhões de litros por ano.
(
Amazonia.org.br, 20/08/2008)