O Sistema Farsul apresentou o projeto piloto de coleta seletiva de lixo no meio rural, por meio da Comissão das Produtoras Rurais. Inicialmente, o projeto será desenvolvido pelos Sindicatos Rurais de Passo Fundo, Tupanciretã, Santana do Livramento, Santiago, São Lourenço, Camaquã e Viamão. Segundo a presidente da Comissão das Produtoras, Zênia Aranha da Silveira, a intenção é coletar óleo de cozinha usado, pilhas e baterias, entre outros produtos. "Os produtores recolherão o lixo e levarão até os Sindicatos Rurais que firmarão parceria com as prefeituras para destinação final e recilagem do lixo", detalhou Zênia.
O Projeto foi apresentado no 3º Encontro de Formação do Programa de Educação Ambiental Compartilhado-PEAC realizado na Farsul no dia 14.08. Também foi detalhado o programa Agrinho desenvolvido pelo Senar-RS que vem trabalhando a preservação ambiental. Há 2 anos, o Senar instala lixeiras nas ruas centrais do Parque Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer, para coleta seletiva. Neste ano, serão colocadas mais 100 lixeiras.
O PEAC é executado pela ACPM Federação, Secretarias Estaduais do Meio Ambiente, Infra-Estrutura e Agricultura, Fepam, Fundação Zoobotânica, Corsan, CGTEE, CEEE e Emater. As entidades apoiadoras são as Secretarias da Cultura, Saúde, Assuntos Internacionais e Turismo; Caixa RS, Fiergs, Famurs, Farsul e Fecoagro.
(Farsul, 19/08/2008, texto recebido por e-mail)