Indagado, nesta terça-feira (19/08), sobre a idéia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma nova estatal para a exploração de petróleo em águas profundas, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, disse que o Congresso precisa situar-se imediatamente a respeito desse assunto, a fim de ampliar seu debate. E afirmou ser a favor de uma nova estatal do petróleo.
De acordo com Garibaldi, o Legislativo deve munir-se de todas as informações a respeito desse assunto, em razão de sua importância econômica e do poder de repercussão no desenvolvimento do país. Em sua opinião, tudo indica que o potencial energético brasileiro situará o país como uma referência no mundo. Indagado se há necessidade para a criação de uma nova estatal, ele respondeu:
- Eu acredito que sim, mas a minha opinião não é a que deve prevalecer. O presidente da República, para dar essa opinião, deve naturalmente ter subsídios melhores que os meus. Eu quero apenas fazer coro com ele, porque acredito que o presidente da República não iria sugerir uma providência dessa amplitude sem estar com muita segurança a respeito do assunto - disse.
(Por Teresa Cardoso, Agência Senado, 19/08/2008)