O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, e o prefeito de Guaíba, Manoel Rodrigues Stringhini, participam nesta quarta-feira (20/08), às 15h, na sede da prefeitura (Avenida Nestor de Moura Jardim, 111), de uma reunião sobre a utilização irregular das áreas sobre as linhas de transmissão. Na ocasião, será apresentado um material educativo da Companhia sobre o assunto.
Os cartazes e folhetos produzidos pela CEEE, com o tema "Deixe Essa Energia Passar", tem o objetivo de informar a população sobre os riscos de se utilizar, inadequadamente, os espaços embaixo das torres ou das linhas de transmissão.
A campanha segue uma orientação do Ministério Público, na qual a CEEE fornece o material e a prefeitura municipal faz a entrega e a fiscalização da área. Na próxima quinta-feira, 21, representantes do Grupo CEEE e o promotor de justiça, Valter Priebe, participam, às 15h, no Ministério Público de Guaíba, de uma audiência pública.
Durante o encontro, o presidente Braga, apresentará ao prefeito o cronograma de conclusão dos trabalhos de ampliação da subestação (SE) Guaíba 2, localizada na BR 116, km 294, bairro São Francisco. A obra melhorará o fornecimento de energia elétrica a Guaíba, Charqueadas, Eldorado do Sul, Barra do Ribeiro e arredores, além de proporcionar o atendimento às instalações da empresa Aracruz Celulose, que está fazendo investimentos, no Estado, na ordem de R$ 4,9 bilhões. O empreendimento, com um custo de R$ 14,1 milhões, está dividido em quatro etapas, sendo que a primeira estará concluída em janeiro de 2009 e a última em outubro do mesmo ano.
No início deste ano, os técnicos da área de transmissão da Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia (CEEE GT) colocaram em operação mais um transformador de 50 MVA (megavolts-ampère), duplicando a capacidade da SE, o que proporcionou uma melhoria significativa no abastecimento de energia à população e aos setores produtivos da região. A atual fase do trabalho inclui, entre outros serviços, a instalação de dois módulos de linha de transmissão de 230 kV (quilovolts), entre as subestações Porto Alegre 9 e Camaquã. Desta forma, haverá uma maior confiabilidade do sistema, com duas alternativas de abastecimento, a partir daquela subestação. "Estamos atendendo a uma reivindicação dos moradores e auxiliando ao incremento da ampliação industrial da região", destaca Braga.
Em função da implantação do complexo industrial da empresa no município, a Aracruz irá construir uma SE e uma linha de transmissão de 230 kV (quilovolts), com 11 quilômetros, e utilizar, como acesso ao sistema interligado de energia, a SE Guaíba 2. O empreendimento exigirá, também, por parte da CEEE Distribuidora, o remanejamento de redes de energia, no local.
(Governo do Estado, 19/08/2008)