O deputado Edson Brum, líder partidário do PMDB na Assembléia Legislativa gaúcha, ressaltou o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento do sistema hidroportuário do Estado assinado em Haia, na Holanda, entre a governadora Yeda Crusius e o ministro dos Transportes, Obras Públicas e Recursos Hídricos daquele país, Camiel Eurlings, nesta terça-feira (19/08).
Conforme o peemedebista, a iniciativa do Executivo gaúcho é meritória para a revitalização de portos e do transporte fluvial do Rio Grande do Sul. "É preciso recordar que o relacionamento entre as duas partes começou a ser estreitada em 2003, no governo Rigotto, quando um grupo de holandeses visitou Rio Pardo, para estudar o potencial navegável da região”, disse. Na oportunidade, um convênio foi celebrado entre a administração estadual e os holandeses visando à reestruturação daquelas vias fluviais e outras.
Em 2007, Edson Brum apresentou emendas ao orçamento estadual para que fossem destinados recursos à dragagem e sinalização nos rios Jacuí e Taquari, proposição aceita na época. “Vamos repetir, este ano, a solicitação de verbas que possibilitem a manutenção permanente daqueles trechos. Ou agimos desta forma, ou os investimentos da Aracruz em portos da região serão inócuos”, advertiu Edson Brum. Conforme ele, há um enorme potencial hidroviário no Rio Grande do Sul, com mais 900 quilômetros prontos para navegação. “Um transporte não-poluente e que desafoga as rodovias”, observou o parlamentar.
(Por Celso Bender, Agência de Notícias AL-RS, 19/08/2008)