Representando a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, os vereadores Aldacir Oliboni (PT) e Dr. Raul (PMDB) visitaram, nesta terça-feira (19/08) pela manhã, a Escola Estadual Silvio Torres, no Bairro Agronomia. Cerca de 250 famílias da Vila dos Herdeiros estão abrigadas na escola, em razão de enchente provocada por fortes chuvas ocorridas no dia 2 de maio, quando a Barragem Saint Hilaire chegou a subir cerca de cinco metros acima de seu nível normal atingindo várias casas.
Reunidos com os vereadores, alguns abrigados reclamaram que a prefeitura prestou serviços num primeiro momento após a enchente, mas não houve continuidade dos trabalhos ou ações suficientes para resolver os problemas. Segundo esses moradores, o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e o Departamento Municipal de Águas e Esgoto (Dmae) fizeram limpeza do local e não deixaram faltar água, mas os próprios moradores precisaram comprar caçambas e refazer uma ponte na barragem. Faltariam ainda lixeira e serviços de saneamento básico, informam, mas grande quantidade de roupa e comida foi doada pela prefeitura.
A assistente social Cristina Silva, da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), no entanto, ressalta que a solução para o problema é a retirada dos moradores daquele local, considerado área de risco. "Os moradores não querem sair da Vila e se transferir para outro local a ser designado pelo Demhab (Departamento Muncipal de Habitação)", disse Cristina. Ela informou que todas as famílias da Vila Herdeiros foram cadastradas pela Fasc em junho, a fim de serem reassentadas. O chefe de equipe de Assistência Comunitária do Demhab, Adão Antônio Palma, disse que a prefeitura disponibilizou área no Recreio da Divisa para que o reassentamento fosse feito. "É uma alternativa, mas a decisão deve passar pela discussão da comunidade e do Orçamento Participativo."
Essa transferência para o Recreio da Divisa, segundo Palma, dependeria de recursos a serem financiados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Ele também disse haver possibilidade de obtenção de recursos do Ministério das Cidades para o Plano Municipal de habitação de Interesse Social. Já o vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Herdeiros, Jorge Leandro da Silva, disse que os problemas são antigos e confirmou ter havido assistência da prefeitura aos desabrigados tão logo ocorreram as enchentes na barragem. "Está havendo muita politicagem nesta questão", afirmou, contudo.
(Por Carlos Scomazzon, Ascom CMPA, 19/08/2008)