A mineradora Rio Tinto e a rival estatal indiana NMDC assinaram nesta segunda-feira um documento pelo qual se comprometem a estudar oportunidades de investimento e desenvolvimento na exploração de ferro na Índia e em outros países.
"A Rio Tinto há tempos acredita na Índia tanto como um grande mercado para minério de ferro como uma fonte de produção de classe mundial", disse o executivo-chefe da Rio Tinto Iron Ore, Sam Walsh.
"Ainda há oportunidades na Austrália e no Brasil", disse o presidente da NMDC, Rana Som, após a assinatura do documento.
A parceria entre as duas empresas deve se concentrar na aquisição de propriedades da Índia para exploração e desenvolvimento de minas, segundo comunicado da NMDC. "Ênfase especial será dada ao desenvolvimento de projetos de minério de ferro", diz o texto.
Metas e números de produção não foram mencionados pela Rio Tinto. Já a NMDC pretende produzir 50 milhões de toneladas até 2014-2015 nas minas nos Estados de Chhattisgarh e Karnataka, na Índia; a produção atual é de cerca de 30 milhões de toneladas.
A NMDC fornece minério de ferro às siderúrgicas japonesas Nippon Steel e JFE Steel, além de empresas indianas como JSW Steel, Essar Steel e Ispat Industries.
(
Folha Online, 18/08/2008)