A Assembléia Legislativa do Ceará (AL-CE) realiza nesta quarta-feira (20/08), no auditório Murilo Aguiar, às 14h30, audiência pública com a finalidade de discutir a situação do uso de águas subterrâneas do Ceará para o consumo humano direto. O debate atende a requerimento do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido, deputado Cirilo Pimenta (PSDB).
De acordo com Cirilo, o motivo da solicitação é a situação em que se encontram os lençóis freáticos do Estado do Ceará, “bem como o estado de saúde das pessoas, animais e culturas agrícolas que absorvem esta água sem tratamento”.
Serão convidados para participar do debate órgãos como: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Ibama, ministérios públicos Federal e Estadual; Prefeitura Municipal de Fortaleza, Secretaria Nacional de Defesa Civil do Estado do Ceará e Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).
A discussão contará ainda com representantes da Associação dos Municípios e Prefeitos do Ceará (Aprece); Câmara dos Vereadores, CPRM; Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh); Ihab; Polícia Militar Ambiental; Corpo de Bombeiros; Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará (Sohidra); Comitê de Bacias da Região Metropolitana de Fortaleza; Associação dos Geólogos; Associação Brasileira de Águas Subterrâneas; Departamento de Geografia e Curso de Geologia da Universidade Federal do Ceará; Vigilância Sanitária do Estado do Ceará.
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 18/08/2008)