No total foram inaugurados nove equipamentos nas praias do norte, Baixada Santista e litoral sul
No último final de semana, quando o sol intenso brilhou no litoral paulista, os banhistas encontraram uma novidade nas praias do norte. Entraram em operação mais três totens eletrônicos que informam a qualidade das águas, nas praias de Maresias, em São Sebastião, Martin de Sá, em Caraguatatuba e Praia Grande, em Ubatuba. O novo sistema de sinalização, inaugurado no último dia 15, substitui as bandeiras com as cores verde e vermelha, que indicavam se a praia estava própria ou imprópria para o banho de mar.
Os equipamentos, com quatro metros de altura, são dotados de sistema de comunicação remota e alimentados por energia solar. Possuem “canhões” de Led´s na parte superior, possibilitando a visibilidade das luzes verde e vermelha a uma distância de até 1,0 Km em 360º. Na primeira fase do projeto, há uma estimativa de implantação de 155 totens nas 136 praias monitoradas pela CETESB. Além das três praias do litoral norte, outros seis totens já foram instalados em praias do Guarujá, Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Ilha Comprida e Iguape. A execução do projeto é da empresa Via Única, em parceria com a agência ambiental paulista.
O monitoramento das praias é feito através de coletas semanais, aos domingos, de água do mar. As amostras são analisadas nos laboratórios de Cubatão para as praias da Baixada Santista e Litoral Sul, e em Taubaté para as praias do litoral norte. São realizadas cerca de 600 análises mensais, número que se eleva para 900 nos meses de verão, totalizando 8.000 análises anuais. Semanalmente é emitido um boletim, pela CETESB, contendo a classificação das praias quanto à sua balneabilidade, e o resultado é divulgado pela imprensa, pela internet – www.cetesb.sp.gov.br – pelos totens e pelas bandeiras que, gradativamente, serão substituídas pelos equipamentos eletrônicos.
(Por Renato Alonso,
Ascom Cetesb, 18/08/2008)