Nesta terça-feira (19/08), a indústria do plástico, através da Plastivida - Instituto Sócio-Ambiental dos Plásticos, juntamente com a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) vão assinar um termo de Parceria para a implementação do "Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas", que visa à melhora da qualidade das sacolas plásticas e redução de seu consumo em, no mínimo, 30% no prazo de um ano.
A iniciativa é da Plastivida, do Instituto Nacional do Plástico (INP) e da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e tem o apoio formal da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). As entidades assumirão formalmente a parceria na abertura da Expoagas 2008 - Feira de Produtos e Serviços para Supermercados, que acontecerá no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre.
O caminho rumo à sustentabilidade exigiu dos fabricantes brasileiros uma ação inovadora para fazer frente ao desperdício de sacolinhas e ao seu descarte irresponsável no meio ambiente.
Produzidas de acordo com a norma ABNT 14.937, as sacolinhas ficam mais resistentes e trazem estampado o peso que suportam, oferecendo segurança ao consumidor, que pode dispensar a sobreposição da embalagem e usá-la em sua capacidade total. De acordo com simulações já realizadas pela Plastivida, com isso, é possível reduzir em pelo menos 30% a distribuição das sacolinhas nos supermercados.
Faz parte do Programa de Qualidade e Consumo Responsável de Sacolas Plásticas o treinamento dos supervisores, operadores de caixa e empacotadores para que informem ao consumidor que as novas sacolas adotadas são mais resistentes e que agüentam o peso de suas compras sem que seja necessário usar as sacolas em duplicidade (sobrepostas) ou de subutilizá-las (não levá-las cheias).
Os primeiros resultados do programa
O primeiro piloto do programa foi realizado em São Paulo durante o mês de junho. Já nesses 30 dias, o Programa apontou uma redução de 12% no uso das sacolas. O programa piloto contou com 16 lojas da grande São Paulo espalhadas em várias regiões da cidade.
Francisco de Assis Esmeraldo, que firmará o acordo em nome da indústria do plástico e que será um dos palestrantes durante a Expoagas, lembra que qualquer campanha de mudança de comportamento deve levar em conta os hábitos dos consumidores. "O melhor caminho é oferecer às pessoas alternativas sem deixar de atender às necessidades práticas do seu dia-a-dia", afirmou.
Pesquisa realizada pelo Ibope no fim do ano passado com 600 mulheres mostrou que nada menos do que 71% delas manifestaram-se favoráveis ao uso de sacolinhas plásticas como a forma ideal para o transporte de compras e 75% entendem que as sacolinhas devem ser fornecidas pelo varejo. Revelou ainda que 100% usam as embalagens para o descarte do lixo doméstico, dispensando a compra de sacos para esse fim.
(Jornal Agora, 19/08/2008)