Somos diretamente responsáveis pelo NOSSO planeta. A solução está em nossas mãos, começando dentro de nossas casas, e pela consciência de nossos filhos e netos. Será na geração futura que a "semente" germinará. Frente ao aquecimento global, para manter a sustentabilidade do ecossistema, torna-se fundamental debater e lançar planos de ação que minimizem, e, mesmo que à primeira vista pareça utópico, solucione os impactos ambientais no RS, no Brasil e no mundo.
Por isso, criei o "Fórum Aquecendo a Consciência Ambiental", onde, desde o primeiro encontro, em abril de 2007, já reunimos os melhores especialistas em clima, aquecimento global e meio ambiente de todo o Estado e do Brasil. Chegamos à conclusão de que é imprescindível a preparação do RS para gerar ações em combate às modificações no seu meio ambiente.
Na prática, esse grupo realiza seminários itinerantes, abertos às comunidade de diversas regiões do Estado. Em abril, realizamos a 3ª edição do Fórum, na qual demos um passo estratégico na luta contra as interferências do aquecimento no planeta, com o lançamento do projeto de lei que cria Semana Estadual da Luta contra o Aquecimento Global, concebida como ação complementar às atividades do Fórum. Para virar lei, aguardamos apenas a aprovação pelo Parlamento gaúcho.
Vale lembrar que nenhuma ação funciona sem a participação da sociedade, sem o exercício da consciência ambiental. A responsabilidade não é só política e empresarial, mas também da postura de cada habitante da Terra diante deste fenômeno chave para salvar o planeta, nossas vidas e as futuras gerações.
(Por Paulo Borges, deputado estadual, AL-RS, 15/08/2008)