O Grupo Executivo que trata a questão de energia dentro do Programa Sociedade Convergente da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL-RS) realizou reunião na manhã desta segunda-feira (18/08). No encontro foram definidas as datas e temas que serão abordados nas reuniões do segundo semestre.
O coordenador do Grupo de Energia, Cícero Zanoni, disse que a partir do texto-base, onde foram elencados uma série de objetivos gerais, agora será produzido um relatório contendo os problemas energéticos do estado, suas origens, como se poderá agir, metas, posssíveis soluções, além de fontes de recursos para a execução de obras.
"A idéia agora é que aprofundemos os assuntos contando com a colaboração de pessoas e entidades que trabalhem exatamente naquele tema, que nos forneçam subsídios para a formação de um texto mais consistente, elencando as dificuldades e posssíveis soluções", adiantou Zanoni.
Para Zanoni, a questão mais premente no estado está relacionada à distribuição e qualidade de energia.
Cronograma
1º de setembro - Geração Hidrelétrica
15 de setembro - Geração a Carvão
29 de setembro e 13 de outubro - Disttribuição e qualidade de energia
27 de outubro - Energia Eólica e Solar
10 de novembro - Biomassa e Biogás
24 de novembro - Eficiência no consumo
8 de dezembro - Outras formas de energia
Participaram da reunião representantes da Sociedade de Engenharia do RS (Senge-RS), Secretaria estadual de Infra-estrutura (Seinfra), Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Maçonaria (Loja Grande Oriente) e Coredes.
(Por Luiz Osellame, Agência de Notícias AL-RS, 18/08/2008)