Em reunião de trabalho realizada nesta segunda-feira (18/08), o Grupo Executivo de Acompanhamento de Debates da Assembléia Legislativa dgaúcha (AL-RS) que trata da questão do saneamento fez uma avaliação da primeira Assembléia de Convergência ocorrida em Caxias no Sul, nas últimas quinta e sexta-feira (14/08 e 15/08). "Essa reunião de Caxias do Sul foi importante porque permitiu uma reavaliação do processo, naturalmente porque o aprendizado é constante para o próprio grupo, para o Fórum e para a sociedade", afirmou o coordenador do Grupo, professor da UERGS Celmar Corrêa de Oliveira.
A próxima reunião de trabalho do Grupo ficou agendada para o dia 22 de setembro.
Mudanças
Ficou decidido pelos membros do Grupo que haverá a inclusão de algumas informações técnicas e institucionais nas próximas reuniões no interior do Estado. Entre elas, os dados estatístiscos sobre o abastecimento de água potável, o esgotamento sanitário e a coleta de resíduos sólidos nos municípios não atendidos pela Corsan, como é o caso de Porto Alegre. Também será acrescentada à apresentação as contribuições, opiniões e divergências sobre o tema das entidades que compõem o Grupo.
O Grupo aperfeiçoou ainda a metodologia da apresentação. "Nós estamos articulando um procedimento de que os dois apresentadores designados pelo grupo tenham todo o material, no que diz respeito à parte técnica e à parte institucional dos trabalhos desenvolvidos", disse o coordenador. Essa medida visa evitar a ausência de algum trecho da apresentação pela impossibilidade de um dos apresentadores não poder comparecer à reunião.
Caxias do Sul
Um dos representantes do Grupo de Saneamento presente em Caxias do Sul, engenheiro da Corsan José Homero Ferramor Pinto, considerou que, com a participação da população, já foi possível detectar quais são as preocupações da região da Serra quanto ao tema do saneamento. "Houve uma preocupação voltada à bacia hidrográfica que abastece a região, porque a população entende que as questões de poluição e sanidade da água estão envolvidas com essa bacia. A própria cidade de Caxias é abastecida por uma barragem que recebe água de São Francisco de Paula. Então, eles querem saber como está o esgoto em São Francisco de Paula. Com a questão do lixo, por exemplo, não houve praticamente questionamento nenhum", avaliou Ferramor.
(Por Vanessa Canciam, Agência de Notícias AL-RS, 18/08/2008)