Ativistas de um grupo de vegetarianos contrários ao consumo de carne e derivados pretendem fazer manifestação durante a Expointer 2008. Eles tem a intenção de "convencer" os visitantes da maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina a não consumir mais estes produtos. O grupo é defensor da igualdade das espécies e promete protestar no próximo dia 30 em frente ao parque de exposições Assis Brasil, em Esteio.
O deputado estadual Jerônimo Goergen repudia tal ação, tendo em vista o fato de que a Expointer vai muito além das questões alimentares, já que é um evento consolidado que envolve negócios relacionados a economias locais, de outros estados e nações.
O parlamentar considera que a manifestação como uma afronta aos interesses de Estado e da sociedade gaúcha como um todo: "Respeito o direito das pessoas de escolherem qual alimentação fazer. Porém, não podemos retroceder. A humanidade durante milênios se alimentou de carne e derivados e continua cada vez mais consumindo este produto. A Expointer é a celebração da produção primária de nosso estado e a esmagadora maioria das milhares de pessoas que lá vão são consumidoras de carne”, diz Jerônimo.
(Por Alexandre Farina, Agência de Notícias AL-RS, 18/08/2008)