A tempestade tropical Fay, cujo centro passará nas próximas horas ao sul do Estado americano da Flórida, começou a causar fortes chuvas em um arquipélago nessa região, enquanto segue sua rota em direção à costa sudoeste do Estado tendendo a se fortalecer. O boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC) das 18h de Brasília indica que Fay se movimenta a uma velocidade de 19 km/h e é esperado que no começo da manhã de terça-feira esteja perto de alcançar a categoria de furacão tipo um, com ventos de 119 km/h.
O olho de Fay alcançará a costa "terça-feira pela manhã em algum ponto do litoral sudoeste da Flórida, embora ainda seja cedo para saber ao certo se isso acontecerá perto de Naples ou Fort Myers", afirmou à agência Efe Courly Walton, meteorologista do NHC, com sede em Miami.
A chegada de Fay paralisou hoje praticamente todo o sul da Flórida interrompendo aulas e reduzindo a atividade tanto em empresas privadas como em organismos públicos. Fay deixou cinco mortos na sua passagem pela República Dominicana e dois na Jamaica. No Haiti, a tempestade matou sete pessoas, além de ter deixado ao menos 50 haitianos desaparecidos. No momento, ela apresenta ventos máximos de 95 km/h.
(Efe, Folha Online, 18/08/2008)