Em nota, empresa diz que cheiro forte foi provocado pelo aumento dos resíduos
A Braskem divulgou nota oficial informando que não houve vazamento de um derivado similar à gasolina no Pólo Petroquímico de Triunfo. A empresa explica que foi constatado um odor forte na área de tratamento de efluentes e que a situação já foi controlada.
Veja a nota na íntegra:
A Braskem informa que não houve vazamento no pólo petroquímico de Triunfo e as operações seguem normais em todas as unidades de produção. Foi constatado um forte odor na área de tratamento de efluentes e a situação já foi controlada.
A área de recebimento de efluentes do Sistema de Tratamento Integrado do pólo petroquímico de Triunfo (Sitel) recebeu do Sistema Primário de Tratamento da Unidade de Insumos Básicos da Braskem um volume maior de efluentes, compostos basicamente de água das chuvas com resíduos de hidrocarboneto, derivado petroquímico similar à gasolina.
As condições climáticas, com nível elevado de chuvas nos últimos dias, influenciaram no processo de dispersão dos vapores nas bacias de tratamento dos resíduos, aumentando a concentração dos produtos e a percepção de odores característicos da gasolina.
Uma equipe da Braskem avaliou o ocorrido e já está removendo preventivamente o hidrocarboneto remanescente na área de recebimento do Sitel. Esse material recolhido será enviado para o Sistema Primário de Tratamento da Braskem para reprocessamento.
(Jornal NH, 18/08/2008)