Os secretários estaduais do Meio Ambiente, Otaviano Moraes, e da Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, estiveram, nesta segunda-feira (18/08), em Amsterdã, em uma empresa pública municipal que se encarrega do lixo urbano de mais de 1,2 milhão de pessoas, para verificar o processamento dos resíduos sólidos da capital holandesa. Eles integram a comitiva liderada pela governadora Yeda Crusius que está na Holanda em busca de intercâmbios para o desenvolvimento do Estado.
Acompanhados dos presidentes da Fepam, Ana Pellini, e da Corsan, Mário Freitas, além das deputadas estaduais Zilá Breitenbach e Silvana Covatti, os secretários conheceram a tecnologia utilizada na incineração do lixo, no aproveitamento dos resíduos da queima na construção civi, no asfaltamento e na gerarção de energia elétrica aos prédios públicos e para calefação de uso doméstico.
Conforme Otaviano Moraes, trata-se de excelentes oportunidades para conhecimento de soluções ambientais a problemas comuns, como a destinação final dos resíduos sólidos e o aproveitamento em outros setores industriais ou como geradores de energia alternativa.
A comitiva almoçou na Câmara de Comércio de Amsterdã e, na parte da tarde, conheceu uma planta de tratamento de resíduos industriais líquidos com geração de energia. Para o secretário Marco Alba, a visita foi uma experiência significativa, que serviu como exemplo de soluções de responsabilidade na produção de energia. "O investimento feito neste processo é de 185 milhões de euros, mas se justifica pela qualidade de vida de pessoas que vivem em mais de 150 mil residências e pela contribuição ao meio ambiente", disse.
(Sema, 18/08/2008)