Cidade terá o 10º Congresso Florestal Estadual e o 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira
Desta terça até sexta-feira, o município de Nova Prata sedia o 10º Congresso Florestal Estadual e o 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira. Um painel com as propostas coletadas durante seminários regionais é a atividade que marca o início dos eventos. As discussões deste ano estão baseadas em três temáticas: florestas, silvicultura e mudanças climáticas.
Além do enfoque ambiental, os assuntos serão abordados do ponto de vista econômico e social. Mais de 800 pessoas estão inscritas, incluindo delegações do Chile, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai.
A principal novidade do Congresso Florestal, que teve início em 1968, é a incorporação de um evento específico para discutir a cadeia da madeira.
De acordo com o coordenador da comissão técnica dos eventos, Túlio Carvalho, o incremento contempla a participação de empresas do ramo da celulose, detentoras de projetos de silvicultura.
Os temas abordados nos congressos estão interligados, conforme explica o presidente dos eventos, Carlos Dilda. O objetivo principal é discutir os avanços da lavoura e da pecuária sobre florestas e os impactos que isso pode ocasionar no clima, sem o cuidado com a preservação dos recursos naturais.
— O reflexo é na sociedade. Um ambiente equilibrado significa melhores condições de vida para todos. Para obter efetivamente a sustentabilidade, é preciso um tripé: social, econômico e ambiental — explica Dilda.
Nos quatro dias de evento, o Clube Grêmio Pratense, a Câmara da Indústria e Comércio (CIC) de Nova Prata, empresas e outros locais do município serão palco para duas conferências, seis painéis temáticos e palestras de convidados.
O efeito na prática de toda as discussões poderá ser visto ainda no evento: a Assembléia Legislativa se transfere para o município, na sexta-feira, dia 22, a partir das 8h30min, a fim de debater o assunto e receber as propostas elencadas. O objetivo é desenvolver estratégias voltadas ao setor florestal.
O climatologista Carlos Nobre é um dos dez brasileiros que integram o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, a sigla em inglês) e que reúne cerca de 2,5 mil cientistas de cem países. Na querta-feira, ele será um dos palestrantes dos encontros em Nova Prata.
Programação
O que: 10º Congresso Florestal Estadual e 1º Seminário Mercosul da Cadeia Madeira
Quando: até sexta-feira
Onde: Clube Grêmio Pratense e CIC de Nova Prata
Temas: Floresta, silvicultura e mudanças climáticas
Para participar: quem quiser assistir pode se inscrever na hora. Estudantes pagam R$ 30 e profissionais, R$ 120
Terça-feira
9h: inscrições no Clube Grêmio Pratense
14h às 16h: apresentação das propostas regionais consolidadas
16h30min às 18h30min: painel Cadeia Madeira mediada por Leonel Freitas Menezes (Ageflor), Adelar Fochezatto (Fundação de Economia e Estatística) e Susana Kakuta (Caixa-RS)
19h às 20h: palestras convidadas
Quarta-feira
9h: abertura com autoridades
10h30min às 12h: conferência Florestas, Silvicultura e Mudanças Climáticas, com Carlos Nobre
14h às 16h: painel As Políticas Públicas e a Silvicultura, com o deputado Beto Albuquerque, Elvison Nunes Ramos, Tasso Azevedo, Fernando Scardua e Francisco Luiz da Rocha Simões Pires
16h30min às 18h30min: painel APL Cadeia Madeira, com José Artêmio Totti, Roberto Magnos Ferron e Arcângelo Mondardo
19h às 20h: palestras e trabalhos convidados
20h: eventos locais
Quinta-feira
8h30min às 10h: painel Sistemas de Produção Florestal, com Fábio Abel Moscovich (Argentina), Alexandre Varella (Embrapa Pecuária Sul) e Jorge Ribaski (Embrapa Florestas)
10h30min às 12h: conferência Sustentabilidade e Conjuntura Internacional, com o vice-presidente da Stora Enso divisão América do Sul, Otávio Pontes
13h30min às 15h30min: painel A Silvicultura e a Água, com Walter de Paula Limam (USP) e Mauro Valdir Schumacher (UFSM)
16h às 18h: painel Biomassa: Uso Potencial e Implicações Ambientais, com Celso Foelkel (Celsius Degree) e Onélio Pilecco (Pilecco Nobre Alimentos)
18h30min às 20h: trabalhos convidados
Sexta-feira
8h30min às 11h30min: audiência pública da Assembléia Legislativa sobre a Cadeia Madeira no Mercosul, no Clube Grêmio Pratense
11h30min: entrega das propostas dos seminários regionais e do congresso às autoridades
12h: encerramento
(Por Babiana Mugnol, Zero Hora, 18/08/2008)