Ação visa fazer um levantamento sobre qualidade e manutenção dos reservatórios
A partir de desta segunda-feira, oito equipes da Vigilância de Águas da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensificam a fiscalização nos condomínios de todas regiões da cidade, durante 15 dias. A idéia é fazer um levantamento da qualidade e manutenção dos reservatórios de água da Capital.
No mês passado, a equipe de Vigilância de Águas monitorou e recolheu 53 amostras para análise em diferentes bairros. Entre as ações para manter a qualidade do produto em ambientes de trabalho e residências, os profissionais da Saúde verificam se a água distribuída atende aos padrões de potabilidade estabelecidos pela legislação do Ministério da Saúde.
De acordo com a coordenadora da Equipe de Águas da Coordenadoria-Geral de Vigilância Sanitária (CGVS) da SMS, Kátia Cesa, a atividade confere qualidade e segurança à população quanto à condição da água distribuída pela rede pública.
Kátia ressalta que os moradores devem ser rigorosos com o controle das condições dos reservatórios de água dos seus condomínios, que muitas vezes apresentam problemas, sendo encontrados abertos, com tampas rachadas e nos quais, freqüentemente, são encontrados insetos, larvas de mosquitos e até morcegos.
Somente empresas cadastradas na Vigilância em Saúde da SMS têm autorização para a realização da limpeza e desinfecção dos reservatórios. Além de monitorar a água da rede pública, com a realização de análises bacteriológicas e físico-químicas (turbidez, cloro e flúor), a equipe de Águas realiza um trabalho educativo, ensinando a população a como cuidar da água que é reservada e consumida.
A limpeza e desinfecção dos reservatórios devem ser feitas no mínimo uma vez por ano. As informações são da prefeitura de Porto Alegre.
(Zero Hora, 18/08/2008)