O líder do Governo na Assembléia Legislativa do Ceará (AL-CE), deputado Nelson Martins (PT) fez pronunciamento, na sessão de quinta-feira (14/08), sobre as obras hídricas que serão iniciadas ou finalizadas pelo Governo do Estado. Uma delas é a conclusão, até 31 de agosto, dos trechos II e III do Canal da Integração e o início, em setembro, da construção do trecho IV.
Outra obra citada por Nelson, a ser executada junto com o Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é a barragem do riacho Serra, no município de Iracema. Segundo ele, o Ministério da Integração Nacional informou ao Governo do Estado a liberação de R$ 3 milhões para a obra.
O deputado informou ainda foi sobre o empréstimo que o Estado conseguiu junto ao Banco Mundial para a construção dos açudes de Missi, em Miraíma; Riacho da Serra, em Alto Santo; Umari, em Madalena; Gameleira, em Itapipoca; Jatobá, em Ipueiras; Jenipapeiro, em Baixio; Mamoeiro, em Antonina do Norte; Amarelas, em Beberibe; além da adutora de Ibaretama. “São várias obras importantes cujos recursos já estão liberados e já podem ser licitadas e terão grande importância na área hídrica do Estado”, afirmou.
Nelson também voltou a falar sobre a instalação de 20 policlínicas e 16 centros de especialidades odontológicas em municípios do interior do Estado. Segundo ele, essas estruturas serão implantadas nas sedes de municípios, mas serão administradas por consórcios intermunicipais. “Será criada uma organização social, com a participação das várias prefeituras da região, da comunidade e do Estado para fazer a gestão desses empreendimentos. Foi uma forma democrática que o Estado encontrou para gerir”, explicou.
O deputado também trouxe novos dados sobre o Programa Rodoviário Ceará 3. Segundo ele, também existem outros trechos previstos, como os que interligam os municípios de Cruz, Mulungu, Aratuba e o distrito de Pai João.
Os deputados Cirilo Pimenta (PSDB), Moésio Loiola (PSDB), José Albuquerque (PSB) e Gony Arruda (PSDB) elogiaram as iniciativas do Governo. No entanto, Pimenta avaliou que o mais importante para a região do Sertão Central seria a construção de um hospital para atendimento de urgência e emergência e não das policlínicas.
Já o deputado Moésio Loiola afirmou que o Governo merece todo o reconhecimento pela construção de novas estradas que vão proporcionar a integração dos municípios. Além disso, ele destacou como obra mais importante, a construção do açude Gameleira, em Itapipoca.
O deputado José Albuquerque complementou as informações dadas por Nelson dizendo que já estão sendo realizados estudos para a construção do trecho entre os municípios de Massapê e Santana do Acaraú. “É a preocupação do Governo em interligar os municípios e melhorar as estradas”, afirmou. O deputado Gony Arruda destacou a importância da estrada entre Massapê e Santana. “Essa estrada será importantíssima pra zona norte porque vai facilitar muito o fluxo naquela região”, avaliou.
LM
(Coordenadoria de Comunicação Social AL-CE, 14/08/2008)