O projeto Ecoviver é uma iniciativa educativa e artística para difundir e estimular a conscientização ambiental nas comunidades e entre alunos do Ensino Fundamental. Como temática, aborda os impactos do lixo no meio ambiente e no bem-estar das pessoas.
Com este objetivo, a Ecorodovias – concessionária responsável pela praça de pedágio localizada na BR-392, entre Rio Grande e Pelotas - realizou no último sábado, uma ação de capacitação a 19 professores da rede municipal de Rio Grande.
Realizado no Sobrado dos Azulejos, sede da secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), o encontro contou com uma palestra sobre a metodologia e a abordagem necessárias para que os professores repassem tais conhecimentos aos alunos em sala de aula. O tema abordado na palestra foi Conceito de Resíduos Sólidos.
Até o final do ano, os educadores deverão participar de outras etapas do projeto Ecoviver, quando o resultado se dará através de uma exposição artística. “Além da teoria, os professores serão conduzidos a colocar em prática tudo o que foi abordado durante o projeto, tornado-os arte-educadores”, explica a educadora ambiental do projeto, Emiliana Ferreira.
Além do Rio Grande, no último final de semana, o encontro também foi realizado em São Lourenço do Sul. No próximo dia 27, acontece o encontro regional, em Pelotas, quando os professores de quatro cidades envolvidas deverão se reunir para trocar experiências e informações. Já a exposição final está prevista para 6 de novembro, em Rio Grande.
O projeto Ecoviver também é conduzido pela coordenadora do projeto pedagógico em São Lourenço e Canguçu, Mara Balbinoti, e pela responsável por Rio Grande e Pelotas, Leandra Tillmann.
Ao integrar a iniciativa, os professores recebem uma cartilha contendo diversas informações sobre o lixo, a metodologia a ser utilizada em sala de aula, além de exemplos e sugestões de como aproveitar os materiais reciclados na aprendizagem dos alunos.
Projeto Quero-quero
Aprender a conciliar meio-ambiente e técnicas educativas é um dos temas abordados pelo projeto Quero-quero, da Prefeitura Municipal.
De acordo com a supervisora pedagógica da Smec, Marilice Lopes, o Ecoviver contribui com o trabalho já executado na rede municipal de ensino. “Trata-se de uma parceria na capacitação dos professores, pois o trabalho ambiental vem sendo abordado através do Quero-quero. Com esta nova proposta do Ecoviver, as atividades deverão ser intensificadas”, alega.
(Por Mônica Caldeira, Jornal Agora, 18/08/2008)