A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) está ampliando a área atendida pelo serviço de coleta seletiva dos resíduos recicláveis. Através de uma parceria com a Associação Vitória, da Vila da Quinta, a intenção é estender o serviço até o bairro.
A proposta de implantação da coleta seletiva regular na Vila da Quinta irá desenvolver novas ações que irão somar-se ao trabalho que já vinha sendo realizado pela Associação Vitória. A proposta da SMMA prevê a realização de um trabalho inicial de conscientização e sensibilização, por meio da distribuição de folhetos informativos, a fim de orientar os moradores sobre a destinação adequada do material reciclável, informando o dia da semana, horário e roteiro do caminhão da coleta.
Na Vila da Quinta, a coleta seletiva será realizada todas as segundas-feiras, na parte da tarde, a partir do dia 25 de agosto. No roteiro, estão previstas todas as comunidades que compõem a comunidade: Vila Nova, Vila Abel Cravo, Quinta Nova, Vila dos Pereira, Corredor dos Pinheiros, Vila Quintinha, Vila Santo Antônio, Lomba da Quinta, Sítio Santa Cruz, entre outras.
O caminhão da coleta seletiva percorrerá estas áreas e todo o material reciclável recolhido será destinado à Associação Vitória, gerando benefícios socioambientais.
A SMMA ressalta que o sucesso deste trabalho depende da participação da comunidade, que destinará os materiais recicláveis (plástico, papel, papelão, metal e vidro), no dia e horário definidos para a passagem do caminhão da coleta seletiva.
Neste momento, a coleta de resíduos recicláveis abrange a área central da cidade e seus bairros periféricos, além do Parque Marinha, Jardim do Sol, Parque São Pedro, Senandes, Bolaxa e Cassino.
(Jornal Agora, 18/08/2008)