Lançamento ocorre na Expoagas, que se realiza até quinta-feira na Fiergs
Em meio a discussões sobre o uso de sacolas plásticas, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) lança, durante a Expoagas 2008, um selo para incentivar o uso consciente do material.
Segundo o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, a proposta é cobrar cinco centavos por sacola, a fim de incentivar a sua reutilização. 'É uma forma de ajudar na conscientização', disse Longo, admitindo que a idéia será de difícil adesão por parte dos supermercadistas. Atualmente, 1,5 bilhão de sacolas plásticas são consumidas por ano no Estado. Porém, muitos clientes já vão às compras com suas próprias sacolas.
Outro destaque da 27ª Convenção Gaúcha de Supermercados e Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados (Expoagas 2008), que se realiza de amanhã até quinta, na Fiergs, será a apresentação da carreta de capacitação Agas, serviço itinerante que fará treinamentos. Uma escola móvel levará ao Interior qualificação a profissionais do setor. Os cursos começam em setembro, num roteiro em 30 municípios. Entre os previstos estão padaria, açougue, atendimento e aproveitamento de alimentos.
'O objetivo é a inclusão social', relatou o presidente da Agas. O projeto deverá se desenrolar por período de dois anos, atingindo mil profissionais. O investimento é de R$ 500 mil. Em visita ao Correio do Povo para divulgar o evento, Longo ainda destacou que o consumidor gaúcho é o mais exigente do país. 'E 92% da decisão de compra dos gaúchos está no ponto-de-venda', constatou.
(Correio do Povo, 18/08/2008)