Alunos da rede escolar pública do município de Mostardas receberam sexta-feira (15/08) o arroz africano e o feijão sopinha, que agora fazem parte do cardápio da sua merenda. Os alimentos integram a primeira safra produzida pelos moradores do quilombo dos Colodianos visando a comercialização.
Segundo a Embrapa Arroz e Feijão de Goiás, o arroz Oryza glaberrima, originário da África e trazido pelos escravos, apresenta maior valor nutricional quando comparado ao arroz asiático, Oryza sativa. O arroz vermelho ou quilombola possui 90% a mais de ferro, 30% de zinco e 52% de proteína. Ele também é rico em selênio.
Os produtores do arroz estiveram na Feira dos Agricultores Ecologistas, FAE, no dia 19 de julho, degustando a colheita.
"Foi muito significativa a vinda do grupo de quilombolas. Eles puderam ver que o seu produto tem uma ótima aceitação pelo público da feira, o que é mais difícil de acontecer no interior", destaca Nelson Diehl, da ONG Gayí, que fornece assistência e insumos da agricultura orgânica ao grupo.
Uma Festa Africana para divulgar a cultura e alimentos daqueles que trouxeram ao país o mais típico prato brasileiro - arroz com feijão - acontece na FAE, no dia 23 de agosto - sábado da próxima semana.
A data foi marcada pela ONU como dia internacional da lembrança do tráfico e da sua abolição.
(Por Cláudia Dreier, Ecoagência, 16/08/2008)