O Centro Indígena de Estudos e Pesquisas (Cinep) lança hoje o "Observatório dos Direitos Indígenas". O lançamento acontecerá no auditório "Dois Candangos", na Universidade de Brasília (UnB), Brasil, às 17h.
A idéia de criar o Observatório partiu de um grupo formado por advogados, bacharéis e estudantes indígenas de direito e visa defender os direitos dos povos indígenas a partir fortalecimento do conhecimento e da sabedoria indígena. Capacitar e articular observadores e defensores dos direitos indígenas, produzir e veicular material especificamente sobre seus direitos e criar e manter um banco de dados sobre a aplicação dos direitos indígenas no Brasil são algumas linhas de ação prioritárias contidas no Observatório.
O Cinep promove também o curso de "Formação técnica-política de lideranças indígenas". O curso oferece base para que lideranças e acadêmicos indígenas possam melhor entender a lógica da sua relação com o Estado. O curso conta com a parceria da Universidade de Brasília e faz parte das ações do Observatório.
Visando a defesa qualificada dos direitos indígenas, o Cinep vem contribuindo desde 2005 no fortalecimento das comunidades indígenas, através da capacitação, do debate e da assessoria técnica e política. O Cinep faz parte da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), que é composta por organizações indígenas regionais.
(Adital, 14/08/2008)