O Governo venezuelano é promotor e incentivador do reconhecimento dos povos originários na República Boliviana da Venezuela e de sua inclusão ao direito constitucional da saúde pública. Assim afirmou dia 13 o ministro do Poder Popular para a Saúde, Jesús Mantilla, durante uma reunião de trabalho com representantes de diversas ONGs para a prevenção da Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS).
O ministro Mantilla indicou que como política de Governo, sua decisão impulsiona, permanentemente, jornadas de atenção integral nas comunidades indígenas, além de aprovar recursos adicionais para a atenção exclusiva nas etnias.
A respeito, falou: "Recentemente desenvolvemos jornadas de vacinação na Serra de Perijá (estado Zulia, noroeste), a Missão Milagre também tem chegado às etnias indígenas; temos ainda inaugurado vários Centros de Diagnóstico Integral (CDI) em comunidades originárias".
Como continuidade aos trabalhos para a promoção de saúde e prevenção de enfermidades nos indígenas, assinalou que amanhã, sexta-feira, se realizará a entrega de certificados de trabalhadores da saúde a aborígines, moradores do setor Esmeralda, no estado do Amazonas (sul).
"São aproximadamente 25 irmãos que receberão formação e agora receberam diplomas como trabalhadores do Ministério, diretamente em suas comunidades indígenas", afirmou o ministro Mantilla.
A nota é da Agencia Boliviana de Noticias
(Adital, 14/08/08)